sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Partitura inédita de Mozart descoberta na França



O jornal Presse Ocean, de Nantes, revelou hoje que pesquisadores alemães encontraram uma partitura original de Mozart. Assinado por "W.A.Mozart" o documento está dividido em duas partes. A primeira é um Credo em ré maior e tem quinze compassos bem legíveis. A segunda parte, em pior estado de conservação com vários trechos comprometidos, tem 20 compassos cheio de notas e fragmentos, como se fossem rascunhos, idéias anotadas, podendo, dependendo ainda de estudo, conter trechos de uma sonata.

O o adjunto do Secretário de Cultura de Nantes, Yannique Guin, disse que já se sabia que havia alguma coisa sobre Mozart na biblioteca do município, mas que não esperavam por nada assim.

A partitura pertencia ao colecionador Pierre-Antoine Laboucheroe, que fez a doação à biblioteca. Ulrich Leisinger, do Mozarteum, de Salzburg, confirmou há pouco que o documento é, sem nenhuma dúvida, um original autógrafo de Mozart.

Não é uma sinfonia, ou uma ópera, mas sempre vivemos uma descoberta como esta como um aceno que Mozart nos faz de longe e que reacende a mesma esperança: ainda há o que descobrir.

Ricardo Prado
http://oglobo.globo.com/blogs/clubedomaestro/

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page