O Google lançou nesta terça-feira um navegador próprio e gratuito, em um claro desafio à Microsoft, que domina o mercado dos browsers, informou hoje a gigante da Internet. O navegador do Google, que se chamará Chrome, está disponível nesta terça em sua versão beta (de teste) em 100 países, incluindo o Brasil, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial. O programa pode ser baixado no site www.google.com/chrome . Você pretende testar o Chrome?
O cartunista Scott McCloud, convocado pelo Google, fez uma história em quadrinhos de 38 páginas explicando as principais inovações do navegador. A HQ explica de forma bastante didática os avanços técnicos do Chrome, falhando apenas ao redefinir o mapa da Europa . O resultado pode ser visto neste link (em inglês) e clique aqui e conheça outras novidades que o Chrome trará para os internautas .
O anúncio foi interpretado pela imprensa como a entrada do Google nos domínios da Microsoft, uma empresa que cresceu até se transformar em um gigante graças à liderança de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Explorer. Atualmente, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o IE.
Muitos acreditam, no entanto, que o Chrome pode roubar mais usuários do Firefox, segundo navegador mais usado, com 20%. O CEO da Mozilla comentou o lançamento em seu blog . O Google, através de acordos comerciais, é um dos maiores investidores da Mozilla, empresa responsável pelo browser da raposa. Qual programa você usa para navegar na rede?
"Todos passam muito tempo em um navegador. Fazemos buscas, conversamos, enviamos mensagens, compramos e lemos notícias. Por isso, começamos a pensar seriamente em como seria se criássemos um navegador", asseguraram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gestão de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.
"A rede evoluiu tanto, com os novos aplicativos e programas, que nos demos conta de que não necessitamos somente de um navegador, mas de uma nova plataforma moderna", afirmaram.
Uma das funções do Chrome será isolar cada site que abre, para evitar que, em caso que de um erro, tudo seja perdido. Essa função também foi anunciada na versão beta 2 do Internet Explorer 8 , lançado na última semana.
No entanto, os diretores anunciaram que a versão lançada nesta terça é apenas o início, já que será aberto um fórum de discussão para melhorá-la antes de seu lançamento definitivo. Além disso, o programa terá um código aberto, por isso os programadores poderão desenvolver seus próprios aplicativos, o que já ocorre com outros produtos do Google. No blog, os diretores comentaram também que haverá uma versão do Chrome para Mac e Linux.
O Globo Online, com agências internacionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário