quarta-feira, 24 de setembro de 2008

"Machado de Assis: cem anos de uma cartografia inacabada"

Macahdo de Assis e amigos em 1906. (Arquivo Fundação Biblioteca Nacional)


A Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, inaugurou ontem, terça-feira, 23 de setembro, a exposição Machado de Assis: cem anos de uma cartografia inacabada. A iniciativa pretende dar relevo aos momentos-chave por que passou a construção da obra machadiana, fazendo-a coincidir igualmente com o processo de transformação ideológica vivenciado na Corte e, de modo mais abrangente, em todo o Segundo Reinado.

A mostra - uma das maiores exposições sobre Machado feitas até hoje - conta com 200 itens, dentre fotos, cartas, documentos manuscritos e periódicos, e tem curadoria do poeta Marco Lucchesi.

Estará aberta à visitação pública até 8 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, de 10h às 15h, no Espaço Cultural Eliseu Visconti, no prédio da Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº - acesso pelo jardim). A entrada é gratuita.

O principal objetivo da iniciativa é partilhar com a cidadania solidária inclusiva, não sendo apenas objeto de um pequeno grupo de aficionados da obra machadiana. Através da exposição será possível visitar os lugares obrigatórios da biografia de Machado de Assis, oferecendo uma visão abrangente do escritor e sua obra, iluminada por novas leituras e algumas pequenas descobertas feitas durante a pesquisa.

Também será disponibilizado um catálogo fartamente ilustrado, contendo resumos dos módulos apresentados, bem como textos explicativos. O objetivo dessa publicação é guardar a memória da exposição e, conseqüentemente, do Ano Nacional Machado de Assis. Com o apoio do Instituto Vivo e do Instituto Pró-Visão, também serão lançados por ocasião da mostra um audiolivro e uma edição em braile da obra O Alienista, um dos livros mais célebres de autoria do homenageado.

A Biblioteca Nacional guarda, em seu precioso acervo, além de obras raras, diversos documentos de Machado de Assis como cartas, fotografias e artigos em periódicos. Esse valioso conjunto documental será apresentado em sua totalidade em um livro, a Machadiana da Biblioteca Nacional, compondo um importante guia de referência para estudiosos e leigos. Outra publicação a ser lançada neste ano será a edição fac-similar completa do jornal O Espelho, periódico no qual o jornalista contribuía regularmente.

Completando o leque dos produtos editoriais para o Ano Nacional Machado de Assis, a FBN/MinC publicará o livro Pareceres do Conservatório Dramático Brasileiro (Coleção Rodolfo Garcia, vol. 34, Série Bibliografia), que trará inventariada toda a Coleção Conservatório Dramático Brasileiro, para cujo órgão Machado de Assis redigiu pareceres críticos sobre peças que seriam levadas à cena.

Ainda como parte da programação desenvolvida para assinalar o centenário da morte de Machado de Assis, vêm sendo realizadas no mês de setembro quatro edições especiais do programa Quarta às 4 - 2008: Estudos Comemorativos, durante as quais são debatidos temas relacionados ao escritor e sua obra com renomados especialistas na área.

Informações sobre a exposição Machado de Assis: cem anos de uma cartografia inacabada: (21) 3095-3862.

Informações à imprensa: (21) 3095-3800/3803/3814 e informativo@bn.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da FBN/MinC

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page