quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Machado de Assis na Web


Em comemoração ao Centenário de Machado de Assis páginas eletrônicas foram criadas para divulgar informações sobre a vida e a obra do autor:

Academia Brasileira de Letras - Espaço Machado de Assis - Destinado à pesquisa e difusão do universo machadiano, contém cronologia, iconografia, bibliografia, estudos e artigos, obras digitalizadas, dentre outros materiais de grande interesse.

Câmara dos Deputados - Plenarinho - Voltado para crianças, oferece informações sobre Machado e suas obras de modo simples e atrativo.

Fundação Biblioteca Nacional - Machado de Assis - Página que integra o Projeto Rede da Memória Virtual Brasileira, da Biblioteca Nacional em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia. Contém biografia e um acervo digital de 19 obras de Machado de Assis.

Fundação Casa de Rui Barbosa - Machado de Assis.net - Base de dados que permite a localização das citações e alusões histórico-literárias identificadas nos romances e contos de Machado de Assis. Há no site, também, uma biografia resumida, uma seleção de estudos sobre o autor e a revista Machado de Assis em linha, publicação eletrônica de caráter semestral.

Museu da Imprensa - Cronologia de Machado de Assis como servidor público, e uma série de informações curiosas sobre o autor, seus ganhos como servidor, seu testamento e inventário, dentre outras.

Universidade Estadual Paulista - Machado de Assis no centenário das comemorações - Biografia de Machado em fontes primárias e farta reprodução digital de periódicos de época com os quais autor contribuiu.

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page