terça-feira, 2 de setembro de 2008

Codex Sinaiticus, manuscrito da Bíblia, na web


Mais de 1.600 anos depois de ser escrita em grego, uma das cópias mais antigas da Bíblia se tornou globalmente acessível via internet pela primeira vez no final de julho. Partes da Codex Sinaiticus (literalmente Livro do Sinai) , que contém o Novo Testamento mais velho e completo, estão disponíveis na web.

Os quatro principais sócios no projeto são as instituições que possuem partes do manuscrito:

The British Library, UK

Imagens em alta resolução do Evangelho de Marcos, diversos livros do Velho Testamento e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos estão em http://www.codex-sinaiticus.net/, num primeiro passo para a publicação online integral do manuscrito até julho de 2009.

Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig, afirmou que com a publicação online do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos. Alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão, acrescentou.

Especialistas acreditam que o documento, datado de aproximadamente do ano 350, possa ser a cópia mais antiga conhecida da Bíblia, junto com o Codex Vaticanus, outra versão antiga da Bíblia, afirmou Schneider. "Acho que é fantástico que graças à tecnologia agora podemos tornar acessíveis os artefatos culturais mais antigos -- aqueles que de tão preciosos não poderiam ser vistos por ninguém -- numa qualidade realmente alta", explicou Schneider. - (Agência Reuters)

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page