sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"Violinos da Esperança"

O conjunto israelense Raanana Symphonette e a Orquestra Filarmônica de Istambul tocam durante o show 'Violinos da Esperança' (Foto: AP)


Dezesseis violinos foram encontrados em campos de concentração e em comunidades judaicas abandonadas depois da Segunda Guerra Mundial (Foto: AP)

Espetáculo 'Violinos da Esperança' festeja os 60 anos de Israel.

Dezesseis violinos usados por vítimas do Holocausto - inclusive um que teve o estojo usado para contrabandear explosivos que detonariam uma base nazista - foram usados na quarta-feira, dia 24 de setembro, em um concerto em Jerusalém.

"Cada violino tem sua história", disse Amnon Weinstein, 69 anos, que junto com seu filho passou mais de uma década restaurando violinos recolhidos em toda a Europa.

Weinstein disse ter recebido os violinos em diversos estados de conservação. Muitos vinham decorados com a estrela de Davi, testemunho de sua passagem por mãos judias. "Ao restaurar seus violinos, seu legado renasce", disse Weinstein, que perdeu a maior parte dos parentes no Holocausto.

Esses instrumentos tocaram juntos pela primeira vez no concerto, intitulado 'Violinos da Esperança', com o conjunto israelense Raanana Symphonette e a Orquestra Filarmônica de Istambul.

À luz dos candelabros da Cidade Velha, milhares de pessoas viram o renomado virtuose israelense Shlomo Mintz interpretar 'Avinu Malkeinu' ('Nosso pai, nosso rei'), obra que marca o Dia da Penitência para os judeus.

Um dos instrumentos apresentados, conhecido como "violino de Motele", pertenceu a um menino judeu de 12 anos que tocou para oficiais nazistas em Belarus em 1944.

Do G1, com informações da Reuters

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page