quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Coleção Digital Machado de Assis


A obra completa de Machado de Assis em formato digital já está disponível ao público na Internet. A página eletrônica entrou no ar ontem, terça-feira, 23 de setembro, e o lançamento oficial desse trabalho aconteceu à noite, durante solenidade na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, onde várias atividades foram realizadas para assinalar o centenário da morte do escritor carioca, como inauguração de exposição e lançamento de livros.

A coleção digital Machado de Assis é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do Ministério da Educação (MEC) - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo o coordenador-geral de Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, “a edição especial das obras de Machado de Assis em formato digital vem possibilitar um acesso ainda maior aos textos de nosso mais consagrado escritor. O site possibilita uma navegação rápida e eficiente para consulta, e deverá ser muito útil para estudantes e leitores em geral. No Ano Machado de Assis esta ação do portal Domínio Público, do MEC, toma uma dimensão importantíssima, ao possibilitar, ainda, a contribuição de diversos especialistas na obra de Machado”.

A edição digital é composta por 246 arquivos, que se apresentam para leitura em tela e para download, nos formatos html e pdf. De acordo com o coordenador do Portal Domínio Público, Marco Antônio Rodrigues, “há na internet muito material relativo a Machado e sua obra, mas, salvo engano, é a primeira vez que se faz um esforço concentrado de se publicar sua obra completa, em edições revisadas segundo critérios específicos. Na verdade, esse esforço relativo a Machado precisa ser replicado com outros autores da literatura de língua portuguesa cujas obras já sejam de domínio público. É dever de todos cuidar desse patrimônio”.

Conteúdo

Os títulos apresentam-se em ordem cronológica, resultado da organização do projeto. Os romances Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878) e assim por diante, até Memorial de Aires (1908) estão disponíveis para leitura e para serem baixados inteirinhos da Internet. Da mesma forma as poesias, as peças de teatro, as traduções, as crônicas, os contos e as demais criações em outros gêneros que se somam ao conjunto da obra machadiana.

O site Machado de Assis apresenta várias seções, como Cronologia, O Autor e a Obra, Bibliografia, Obra Completa e Postagens, que possibilitam a participação e a colaboração de usuários. Em Na Rede, o internauta vai encontrar endereços de outras páginas na internet com materiais de qualidade relacionados a Machado e sua obra, dentre as quais estão as páginas das fundações Casa de Rui Barbosa e Biblioteca Nacional, instituições vinculadas ao Ministério da Cultura.

Outra atração do site são os depoimentos de estudiosos e especialistas, que contribuem para o entendimento e a interpretação da obras literárias de Machado de Assis, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. O vídeo Machado de Assis: um mestre na periferia, produzido pela TV Escola, oferece informações sobre a vida do escritor e sobre o contexto histórico em que suas obras foram criadas.

Durante o desenvolvimento do projeto, tudo foi minuciosamente observado. O objetivo foi organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, e o resultado é a coleção digital Machado de Assis. O trabalho do Portal Domínio Público em parceria com o Nuppil contou com a cooperação de equipes da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade Federal do Piauí.

Para acessar a Coleção Digital Machado de Assis, o endereço é portal.mec.gov.br/machado


Gláucia Ribeiro Lira - CGLL/MinC

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page