segunda-feira, 22 de março de 2010

Dicas simples para não ter seus eletrônicos fritados por tempestades de raios

Foto: Marcelo Carnaval

Tempestades elétricas proporcionam belos espetáculos mas, além de matar, podem danificar equipamentos eletrônicos. Para proteger vidas e também computadores, TVs, equipamentos de som e outros dispositivos, basta tomar algumas precauções:

Desligue tudo: Qualquer engenhoca eletrônica que se queira salvar do risco de ser queimada caso caia um raio nas redondezas deve ser desconectada. Ou seja, não basta simplesmente desligar o equipamento no interruptor Liga/Desliga (On/Off).

É preciso fisicamente desconectar o aparelho da tomada elétrica e, se for o caso, da linha telefônica do modem, do fio da TV a cabo ou da TV a satélite e do fio da antena convencional.

Faça isso quando vir nuvens com cara de tormenta e, principalmente, antes de deixar a casa fechada em caso de viagem.

Conte os segundos: Para avaliar a urgência de desconectar os equipamentos, uma boa prática é tentar saber a distância aproximada entre um raio e o ponto onde você está. Conte os segundos desde o momento em que vê o clarão do relâmpago até o instante em que ouve o som do trovão. Cada segundo significa cerca de 300 metros de distância. Assim, por exemplo, se contar 11 segundos, o raio estará a 3.300m (3,3km). Se esse intervalo de tempo for quase nenhum, então é melhor desconectar tudo bem rapidamente - os raios estão caindo perigosamente perto de você.

Não confie em estabilizadores: Estabilizadores de corrente previnem contra picos moderados de energia e flutuações no fornecimento elétrico. Mas um raio é muito mais poderoso e sua descarga rompe qualquer barreira de segurança. Para proteção máxima, só desconectando os aparelhos das tomadas mesmo.

No break: Para os casos em que não é possível desligar imediatamente o computador, mantenha sempre um no break entre a rede elétrica e o conjunto computador e monitor de vídeo.

O no break tem uma bateria que é continuamente carregada e permite que o computador funcione por mais alguns minutos, o suficiente para salvar arquivos e sair do sistema da maneira usual. Continua valendo a recomendação de desligar fisicamente tudo, ou seja, o >ita

Olho na bússola: Aprenda onde fica o Sudoeste. Tempestades de raios podem vir de qualquer direção mas, no Rio, é de Sudoeste que as mais fortes costumam vir. Quando houver vento de Sudoeste e nuvens escuras vierem dessa direção, fique alerta.

Nada de telefone: Evite usar telefone fixo durante uma tempestade de raios, bem como usar água corrente (chuveiro elétrico ou não, e lavar as mãos ou a louça). A descarga segue as fiações elétrica e telefônica, mas também os canos d'água. Usar telefone celular nesses momentos críticos também não é uma boa ideia. Mais dicas sobre proteção contra raios em espaços abertos neste link.

Carlos Alberto Teixeira

http://oglobo.globo.com/tecnologia

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page