sábado, 28 de junho de 2008

Carnaval no Rasunda

29 de junho, Estocolmo: Brasil 5 x 2 Suécia

A contar pelo futebol apresentado pelas duas seleções no Mundial, só havia duas fórmulas capazes de derrotar o Brasil frente a Suécia: uma dose exagerada de confiança, que pudesse transbordar num clima de já ganhou, ou a escassez de fibra e coragem, que colocasse tudo a perder logo na primeiro momento desfavorável. Do primeiro problema a comissão técnica se livrou com relativa facilidade: fechou a concentração, em Hindas, e evitou que os jogadores fossem expostos às notícias excessivamente otimistas que circulavam pelo país. Os jornais e revistas brasileiros eram itens proibidos no hotel. A segunda preocupação se evaporou logo no começo da decisão da Copa. O Brasil tomou o primeiro gol, logo aos 4 minutos. Mas os futuros campeões do mundo não se abateram. Quatro minutos depois, empataram o placar e deram a partida para a goleada. O tempo chuvoso, o gramado enlameado, a torcida sueca - nada atrapalharia nossa conquista. Vavá virou o jogo, Pelé marcou outro, Zagalo deixou o seu e Pelé anotou o último, no lance que encerrou a Copa, perto dos 45 minutos do segundo tempo. Às lágrimas, os heróis se abraçavam. Aplaudidos por toda a platéia, que comemorava como se fosse a Suécia a campeã, eles desfilaram pelo gramado do Rasunda carregando um estandarte do país-sede. O rei Gustavo VI estava no campo, mas a verdadeira majestade era o futebol do Brasil.

Brasil: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo (Técnico: Vicente Feola)

Suécia: Karl Svensson; Bergmark e Axbom; Börjesson; Gustavsson e Parling; Hamrin, Gren, Simonsson, Liedholm e Skoglund (Técnico: George Raynor)

Local: Estádio Rasunda (Estocolmo)

Público: 51.800 pessoas

Arbitragem: Maurice Guigue (França), Albert Dusch (Alemanha) e Juan Gardeazabal (Espanha)

Gols: Liedholm, 4min, Vavá, 9min e 32min do 1º tempo; Pelé, 10min, Zagallo, 23min, Simonsson, 35min, e Pelé, 45min do 2º tempo

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page