sábado, 28 de junho de 2008

Duelo de matadores

24 de junho, Estocolmo: Brasil 5 x 2 França

A semifinal, marcada para o estádio Rasunda, podia ser considerada uma decisão antecipada do certame - afinal, colocava frente à frente a melhor defesa (do Brasil, ainda não vazada) e o melhor ataque (o da França, com quinze tentos anotados). Se os brasileiros contavam com Didi municiando Garrincha e Pelé, os franceses tinham Kopa preparando as jogadas para as conclusões fulminantes de Just Fontaine, oito gols na Copa. Nosso escrete já sabia que seria quase impossível escapar ileso de um duelo com Fontaine. Era necessário, portanto, ter um ataque ainda mais contundente que o dos rivais. E foi o que aconteceu em Estocolmo. Vavá, acionado por Garrincha, apresentou o cartão de visitas brasileiro logo no segundo minuto, fazendo 1 a 0. O matador francês respondeu cinco minutos depois, furando pela primeira vez a defesa brasileira no Mundial. A arbitragem não validou um gol de Zagalo aos 14, mas não foi preciso lamentar: Didi, com sua inconfundível "folha-seca", colocou o Brasil na frente no fim da primeira etapa. O segundo tempo foi todo nosso: numa reedição do show contra os russos, a seleção marcou mais três, todos com Pelé. Os defensores gauleses se enervaram e, como de costume nas partidas recentes do Brasil, abusaram da violência. Mas quem conhece de bola se curvou ao talento do rival. O fabuloso Just Fontaine, espantado com Pelé, foi de encontro ao brasileiro para aplaudi-lo e cumprimentá-lo depois do último gol. E Kopa, de cabeça inchada pela tempestade de gols, previu que ninguém tiraria a taça da nossa seleção.

Brasil: Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo (Técnico: Vicente Feola)

França: Abbes; Kaelbel e Lerond; Penverne, Jonquet e Marcel; Wisnieski, Fontaine, Kopa, Piantoni e Vincent (Técnico: Albert Batteaux)

Local: Estádio Rasunda (Estocolmo)

Público: 27.000 pessoas

Arbitragem: Benjamin Griffiths (País de Gales), Raymon Wyssling (Suíça) e Reginald Leafe (Inglaterra)

Gols: Vavá, 2min, Fontaine, 9min, e Didi, 39min do 1º tempo; Pelé, 8min, 19min e 31min, e Piantoni, 38min do 2º tempo

Nenhum comentário:

 
Locations of visitors to this page